INDIVIDUALIZAÇÃO DE BRAQUETES NA TÉCNICA DE STRAIGHT-WIRE NO SISTEMA CONVENCIONAL E AUTOLIGÁVEL

PublicaçõesINDIVIDUALIZAÇÃO DE BRAQUETES NA TÉCNICA DE STRAIGHT-WIRE NO SISTEMA CONVENCIONAL E AUTOLIGÁVEL

Leopoldino Capelozza Filho

Resumo

A técnica de Straight-wire faz uso de braquetes programados, ou construídos individualmente para cada dente, com o objetivo de posicioná-los idealmente ao final do tratamento. Isso vale para braquetes convencionais e os auto ligáveis. Desde a sua introdução, a proposta original de ANDREWS previa, além dos braquetes padrão que se aplicam a uma parcela de pacientes, a necessidade do uso de diferentes prescrições que considerassem o tipo de má-oclusão, o tratamento a ser adotado e o posicionamento desejado ou possível para os dentes ao final do tratamento. Em outras palavras, a individualização do aparelho. Essa premissa foi ignorada ou simplificada ao longo do tempo, contrariando relativamente os conceitos de normalidade vigentes na época, década de 70. Desde então, os novos métodos diagnósticos, fortemente apoiados em análise facial, e o conhecimento gerado sobre as limitações da Ortodontia em pacientes com padrão de crescimento desfavorável, reforçam o conceito de que a oclusão normal não é uma, mas muitas. Com essa perspectiva, o uso de apenas um conjunto de braquetes para tratar, de modo generalizado, pacientes com más oclusões e metas terapêuticas diferentes parece absolutamente equivocado. Portanto, se a intenção é praticar straight-wire, com braquetes convencionais ou autoligáveis, individualizar prescrições parece indispensável.


Professor Dr. Leopoldino Capelozza

Formado pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, o prof. Capelozza completou seu mestrado em Ortodontia em 1975. Iniciou sua carreira profissional como fundador e responsável pelo setor de Ortodontia do Centrinho (HRAC), mantendo atuação como docente e completando o Doutorado em Reabilitação Oral, área de Periodontia. No início da década de 80 acrescentou às suas atividades a prática da Ortodontia em clínica particular, atividade que mantém atualmente, desenvolvendo extensa experiência no tratamento de todas as doenças dessa especialidade, incluindo más formações e deformidades dento-esqueléticas.

Autor dos livros Diagnóstico em Ortodontia e Metas Terapêuticas Individualizadas, desenvolveu também as prescrições individualizadas Capelozza (conjunto de braquetes especialmente criados com base nos Padrões Faciais brasileiros) para técnica Straight-Wire. Com mais de 200 artigos em revistas nacionais e internacionais, e expressiva participação em congressos da especialidade, atualmente o Prof. Capelozza mantém a atividade em clínica particular, a coordenação dos Cursos de Especialização em Ortodontia pela Profis e é professor do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia (Mestrado) da USC.


Baixe o Manual das Prescrições Capelozza.