Viagens sem contratempos ortodônticos

EventosViagens sem contratempos ortodônticos

Já dizia o ditado: viagens são investimentos sem arrependimentos.

 

Afinal, uma mudança de ares é sempre bem-vinda depois de meses de trabalho duro. Inclusive para quem usa aparelhos ortodônticos.

Mas quem não se lembra de algum problema que passou durante suas férias?

Para quem usa aparelho esses problemas podem ser ainda maiores, com dificuldade para higienização e restrições alimentares. É isso que os ortodontistas precisam mostrar para seus pacientes mais aventureiros, sem comprometer a diversão e o relaxamento que eles foram buscar fora de suas cidades.

Qual é a melhor forma de instruir os pacientes de tratamentos ortodônticos antes viagens? Siga nossas dicas para a instrução completa dos nossos queridos viajantes.

  • Check up
  • kit de higiene
  • Alimentos
  • Em emergências

 

Checkup

 

Seus pacientes vão ter dúvidas quanto ao que podem ou não podem fazer durante suas viagens, por isso é importante orientá-los a avisarem com antecedência. Desta forma eles podem marcar uma consulta perto da data do passeio e garantir que os braquetes e fios estão bem instalados e seguros.

Essa também é uma boa oportunidade para explicar os cuidados a serem tomados e desmitificar algumas questões.

Por exemplo: “Não, seu aparelho não vai ativar os detectores de metal do aeroporto nem enferrujar com a água da piscina.”

 

Kit de higiene

 

Viajar não significa férias do tratamento ortodôntico. Por isso é fundamental que a bagagem do seu paciente inclua um kit de higiene dentária. Esse kit tem alguns itens comuns para pessoas sem aparelhos, mas também inclui outros desconhecidos por quem nunca foi paciente de tratamentos ortodônticos.

Por exemplo, um kit completo inclui:

  • Escova dentária, em tamanho comum ou de viagem
  • Pasta dental, em tamanho comum ou de viagem
  • Fio dental, pois pode ser difícil de ser encontrado durante os passeios, principalmente em sítios, acampamentos e trilhas
  • Cera ortodôntica, para ocasiões em que o equipamento fere e incomoda o interior da boca
  • Garrafa de água, para enxágue da boca em locais sem banheiros como trilhas
  • Elásticos extra, para substituição em caso de perda
  • Pequeno espelho, para verificar problemas nos dentes ou se há restos de comida

Com esse checklist seus pacientes estarão prontos para desbravarem o mundo com a segurança de que imprevistos leves não vão estragar seus passeios.

 

Alimentos

 

É muito provável que seus pacientes com aparelhos saibam o que não podem consumir. Porém, nossa força de vontade contra tentações culinárias tende a diminuir durante as viagens. Afinal, quem não é fã de um bom turismo gastronômico? Infelizmente, os cuidados com a alimentação não podem ser esquecidos durante as viagens.

Oriente os viajantes com aparelhos a evitarem petiscos duros ou pegajosos como chicletes, nozes, milho direto da espiga, pipoca, etc. Afinal, pode não haver ortodontistas por perto.

Também é necessário que o paciente seja orientado a fazer uma escovação cuidadosa depois de cada refeição, com uso de fio dental ao menos uma vez ao dia. Se não for possível realizar a escovação, o paciente deve ao menos enxaguar a boca e eliminar o excesso de alimentos até que possa escovar seus dentes e aparelho com tranquilidade.

 

Em emergências

 

Seus pacientes devem estar preparados para emergências. O que eles devem fazer em caso de descolamento de um braquete? E se o fio estiver incomodando o interior da boca? Esse tipo de imprevisto de pequena seriedade talvez possa ser tratado em uma consulta no retorno da viagem e a aplicação imediata de cera ortodôntica para evitar machucados pode ser o bastante.

No entanto, complicações mais graves como dentes quebrados ou perdidos, gengiva com sangramento e lesões podem necessitar de uma consulta com um dentista emergencialista no local da viagem. Se o problema envolve cortes ou sangramento intenso pela boca, com necessidade de pontos, oriente o paciente a procurar um hospital próximo.

 

Ninguém está imune aos esquecimentos na hora de fazer as malas

 

O entusiasmo do merecido descanso às vezes nos faz esquecer de itens que só lembraremos dias depois. Por isso, um bom checklist é o melhor amigo do seu paciente de ortodontia.

Você provavelmente vai ficar animado com seu paciente quando ele dividir seus planos de viagem de feriado ou fim de ano. Cabe a você auxiliá-lo com os preparativos e ser a voz da razão na hora de recomendar cuidados para que esse passeio seja o mais seguro e agradável possível. O ideal é que o paciente esteja consciente e responsável, sem perder a empolgação. Tudo depende de como o profissional de ortodontia conduz a situação.