Os passos para abrir seu consultório ou clínica

EventosOs passos para abrir seu consultório ou clínica

Ter seu próprio consultório é o sonho de muitos profissionais de odontologia e ortodontia desde a faculdade.

Vale lembrar que um consultório é um empreendimento, e por isso você vai realizar atividades que estão fora da sua área de formação. Gestão, finanças, marketing e legislação são algumas das quais você precisa de conhecimentos para direcionar o sucesso do seu novo espaço profissional. É um processo trabalhoso, que vai exigir muito de você, porém gratificante.

 

É o sonho realizado

 

Também, não podemos esquecer que certas permissões (Licenças/ Alvarás) e documentos são indispensáveis para sua abertura.

Ao planejar a abertura do consultório é importante:

  • Estabelecer os serviços que serão prestados e precificá-los
  • A escolha do local, verificando e analisando a concorrência na área
  • Projeto para a alocação dos equipamentos e mobílias de acordo com o local escolhido
  • Verificar as exigências legais necessárias

É ideal que se faça uma simulação financeira das receitas e despesas prospectando a saúde financeira do empreendimento.

 

Vamos apresentar aqui algumas importantes exigências legais para te ajudar.

1. Registro de Autônomo (Consultório) ou Contrato Social (Clinicas)

2. Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde

3. Alvará da Vigilância Sanitária

4. Laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros

5. Certificação de Coleta Especial de Resíduos

6. Registro do consultório no Conselho Regional de Odontologia

7. Laudo radiométrico, se houver aparelhos de Raio-X

 

Documento de Registro do Estabelecimento

 

Esta é uma etapa muito importante para a abertura da sua empresa e deve ser feita em uma junta comercial ou cartório na sua cidade. É neste momento que o Contrato Social ou Requerimento de Empresário vai ser gerado.

Vale notar que este registro é uma obrigação atribuída no novo Código Civil, assim como manter escrituração regular de seus negócios e levantar o balanço patrimonial e as demonstrações contábeis.

 

Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde

 

Neste momento você está quase pronto para figurar na lista de estabelecimentos de saúde da sua cidade.

As clínicas e consultórios odontológicos precisam ser registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o CNES. Este cadastro independe da natureza jurídica do estabelecimento ou se integram o Sistema Único de Saúde.

Desta forma os dados do seu consultório estarão disponíveis para consultas em sistemas de informações de saúde.

 

Alvarás de Funcionamento e da Vigilância Sanitária

 

Antes de iniciar seus atendimentos você vai precisar de algumas permissões da prefeitura da sua cidade. Entre elas está o Alvará de Funcionamento, previsto em lei para regularizar o estabelecimento.

Além do Alvará de Funcionamento, outro documento necessário para o seu empreendimento em odontologia é o Alvará da Vigilância Sanitária. Ele comprova que seu consultório é realmente seguro para seus pacientes.

A obtenção deste alvará é precedida por uma vistoria da Vigilância, que tem a validade de um ano.

 

Autorização do Corpo de Bombeiros

 

Seu estabelecimento está seguro em casos de incêndio?

É esta a questão que a vistoria do Corpo de Bombeiros vai responder quando você solicitar a autorização emitida por este órgão.

 

Certificação de Coleta Especial de Resíduos

 

Como produtor de resíduos biológicos, químicos ou cortantes, seu estabelecimento também precisa contar com o serviço de coleta especial de resíduos, através do documento chamado LIMPURB.

Depois de cadastrado, seu consultório entra na rota de coleta especial da cidade e a você pode contar com um descarte responsável.

 

Registro do Consultório no Conselho Regional de Odontologia

 

Após a emissão de todos estes documentos, podemos fazer o registro da sua clínica ou consultório no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Este registro é obrigatório de acordo com as Leis Federais 5.965/73 e 6.839/80 e o Conselho é responsável por fiscalizar as práticas de todos os profissionais e estabelecimentos de odontologia do Brasil.

Não se esqueça que a inscrição no CRO também deve ser feita pelos outros profissionais da área que atuarem no seu consultório / clínica.

 

Planejamento e estratégia são os seus melhores amigos neste momento

 

Para que tudo corra bem não se esqueça de todos os documentos e permissões necessários para a regularização do seu estabelecimento.

E, não menos importante, a contratação de um escritório de contabilidade, de preferência especializados em rotinas de consultórios e clínicas e, de um sistema para consultório odontológico para gerir a agenda e a organização do empreendimento.

A ortodontia é uma área que vai te trazer grandes chances de crescimento profissional, ainda mais com os fornecedores certos para abastecer seu consultório.

Conte com nossos braquetes metálicos e estéticos, fios ortodônticos e nossa parceria para que este novo passo seja um grande sucesso.